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sábado, 23 de fevereiro de 2013

Humanismo


Humanismo

01. Leia o texto abaixo:

Comigo me desavim
Sou posto em todo perigo;
Não posso viver comigo,
Nem posso fugir de mim.

Que meio espero ou que fim
Do vão trabalho que sigo,
Pois que trago a mim comigo,
Tamanho inimigo de mim.
(Francisco Sá de Miranda)

O poema acima pertence ao período do Humanismo. Que aspecto não é capaz de distingui-lo das cantigas trovadorescas?
a reflexão filosófica.
a elaboração do discurso poético.
a presença de um eu lírico.
a consciência estético-formalista.
imagens poéticas expressivas.

02. Caracteriza o teatro de Gil Vicente:
a revolta contra o cristianismo.
a obra escrita em prosa.
a elaboração requintada dos cenários e quadros.
a preocupação com o homem e a religião.
a busca dos conceitos universais.

03. Todos os autores abaixo escreveram obras em versos, mas somente um as escreveu em um gênero literário diferente dos demais. Qual?
Dom Dinis.
Paio Soares de Taveirós.
Gil Vicente.
Francisco Sá de Miranda.
Fernão Lopes.

04. Assinale a alternativa incorreta a respeito da obra de Gil Vicente.
Embora servisse para o entretenimento da Corte, seu teatro caracteriza-se por ser primitivo, rudimentar e popular.
Algumas de suas peças têm caráter misto, de oscilante classificação como o Auto dos quatro tempos.
Apresenta-se como traço de união entre a Idade Média e a Renascença.
Ao lado da sátira, encontram-se elevados valores cristãos.
Aprofunda-se nos valores clássicos, seguindo rigidamente os padrões do teatro grego.

05. Atente-se para o texto:

“Então se despediu da Rainha, e tomou o Conde pela mão, e saíram ambos da câmara a uma grande casa que era diante, e os do Mestre todos com ele, e Rui Pereira e Lourenço Martins mais acerca. E chegando-se para o Mestre com o Conde acerca duma fresta, sentiram os seus que o Mestre lhe começava a falar passo, e estiveram todos quedos. E as palavras foram entre eles tão poucas, e tão baixo ditas, que nenhum por então entendeu quejandas eram. Porém afirmam que foram desta guisa:

--- Conde, eu me maravilho muito de vós serdes homem a que eu bem queria, e trabalhardes-vos de minha desonra e morte!
--- Eu, Senhor? disse ele. Quem vos tal cousa disse, mentiu-vos mui grã mentira.


O Mestre, que mais tinha vontade de o matar, que de estar com ele em razões, tirou logo um cutelo comprido e enviou-lhe um golpe à cabeça; porém não foi a ferida tamanha que dela morrera, se mais não houvera.

Os outros todos, que estavam de arredor, quando viram isto, lançaram logo as espadas fora, para lhe dar; e ele movendo para se acolher à câmara da Rainha, com aquela ferida; e Rui Pereira, que era mais acerca, meteu um estoque de armas por ele, de que logo caiu em terra morto.

Os outros quiseram-lhe dar mais feridas, e o Mestre disse que estivessem quedos, e nenhum foi ousado de lhe mais dar.”

O texto transcrito acima é de Fernão Lopes e pertence à Crônica de D. João I. As crônicas de Fernão Lopes caracterizam-se por tentarem reproduzir a verdade histórica como se esta tivesse sido testemunhada. Por outro lado, é com Fernão Lopes que a língua portuguesa inicia o percurso da sua modernidade. Nestes termos, assinale, nas alternativas abaixo indicadas, a que melhor caracteriza o trecho transcrito da Crônica de D. João I.
Narração realista e dinâmica que quase nos faz visualizar os acontecimentos.
Fidelidade absoluta aos acontecimentos históricos.
Utilização de uma linguagem elevada, de acordo com a reprodução dos fatos históricos.
Preocupação em mencionar os nomes de todas as pessoas presentes à morte do Conde.
Exaltação do feito heroico do Mestre ao matar o inimigo do Reino.

06. Assinale a alternativa em que se encontra uma afirmação incorreta sobre a obra de Gil Vicente:
Sofre influência de Juan Del Encina, principalmente no teatro pastoril de sua primeira fase.
Seus personagens representam tipos de uma vasta galeria de estratos da sociedade portuguesa da época.
Por viver em pleno Renascimento, apega-se aos valores greco-romanos, desprezando os princípios da Idade Média.
Um dos maiores valores de sua obra é ter contrabalançado uma sátira contundente com o pensamento cristão.
Suas obras-primas, como a Farsa de Inês Pereira, são escritas na terceira fase de sua carreira, período de maturidade intelectual.

07. Leia:
Conquanto fizesse uma profissão de fé profissional no prólogo à Crônica del - Rei D. João, afirmando não reservar para o seu labor historiográfico um lugar para a "fremosura e afeitamento das palavras", a preocupação estética é evidente.
O texto refere -se a:
ⓐ Gomes Eanes Zurara
ⓑ Garcia de Resende
ⓒ Fernão Lopes
ⓓ D. Dinis
ⓔ Gil Vicente

08. Leia o trecho abaixo:

“Todo o mundo: - Folgo muito d‟enganar
e mentir nasceu comigo.
Ninguém: - Eu sempre verdade digo.
Sem nunca me desviar.

[Berzebu para Dinato]

Berzebu: - Ora, escreve lá, compadre,
Não sejas tu preguiçoso!
Dinato: - Quê?
Berzebu: - Que Todo o Mundo é mentiroso.
E Ninguém diz a verdade.
(Auto da Lusitânia – Gil Vicente)

No fragmento selecionado, Todo o Mundo e Ninguém constituem tipos:
arcaicos
alegóricos
amorais
políticos
religiosos

09. Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa:
Em sentido amplo, designa a atitude de valorização do homem, de seus atributos e realizações.
Configura-se na máxima de Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”.
Rejeita a noção de que o homem não pode governar seu próprio destino.
Designa tanto uma atitude filosófica intemporal quanto um período especifico da evolução da cultura ocidental.
Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem é pó e ao pó retornará, e de que só a transcendência liberta o homem de sua insignificância terrena.

10. Ainda sobre o Humanismo, assinale a afirmação incorreta:
Associa-se à noção de antropocentrismo e representou a base filosófica e cultural do Renascimento.
Teve como centro irradiador a Itália e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca.
Denomina-se também Pré-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao século XV.
Representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os demais países, por meio dos trovadores e jograis.
Marca uma transição entre o Trovadorismo e o Classicismo.







GABARITO: 1C - 2D - 3C - 4E - 5A - 6C - 7C - 8B - 9E - 10D

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